No
estado do Maranhão, na cidade de Grajaú, em uma escola de ensino básico da rede
pública, no quinto ano do ensino fundamental há um caso em que o aplicativo de
comunicação foi utilizado em sala de aula por uma criança que estuda nessa
instituição e que possui paralisia
cerebral; ela consegue se
locomover com ajuda de uma cadeira de rodas motorizada com um joystick e
consegue se comunicar através de um aplicativo de conversão de texto para fala,
no caso, o aplicativo Ivona que
é um software de leitura de texto e conversão de texto digital para áudio. A
deficiência limita-a de forma que ela não consegue se comunicar pela fala ou
tampouco por libras, no entanto com o auxílio de um computador com um teclado
adaptado ela consegue digitar no aplicativo e o aplicativo lê em voz alta tudo
o que é digitado, permitindo dessa forma que ela se comunique com todos. A
vantagem de se utilizar o aplicativo é a relativa facilidade da estudante com
dificuldade na fala e que não usa a língua de sinais se comunicar não apenas
com alguém que tenha que vir até seu computador e ler o que se escreveu, mas se
comunicar com todos simultaneamente por meio desse aplicativo conversor de
texto para fala.
Os
aplicativos de comunicação com a tecnologia Text-to-Speech
(TTS) que
converte o texto digital para a saída de voz falada têm como objetivo ajudar as
pessoas que possuem deficiências podendo se explorar os múltiplos recursos
disponibilizados, tais como direcionamento em dispositivos de navegação e
assistência virtual.Com o intuito de possibilitar uma melhor interação com
usuário, os aplicativos de comunicação com a tecnologia Text-to-Speech são fácies de se manusear: seleciona-se a tela ou e-book (livro digital) e a leitura é
feita, ou digita-se diretamente no aplicativo.Esses aplicativos também permitem
que se adapte as configurações a suas necessidades ou preferências como, por
exemplo, podendo aumentar ou diminuir a velocidade e o volume da voz durante a
leitura.
A professora regente da
turma com o intuito de ajudar a inclusão da estudante e possibilitar que os
demais alunos compreendam como sua colega se comunica,bem como as dificuldades enfrentadas
por ela. Propôs na aula de língua portuguesa que os estudantes criassem uma
história coletiva. Utilizando o computador, os estudantes elaboraram uma
história com segmento e sentido a partir do que o outro colega completou; as
frases em conjunto são apenas digitadas e depois é feita a reprodução da junção
das partes da história. Os estudantes puderam entender a vida a partir da
perspectiva dessa estudante deficiente durante a realização dessa atividade
feita na sala de aula, pois em nenhum momento foi permitida a fala de nenhum dos
estudantes, todos só poderiam se comunicar fazendo o uso do aplicativo,
digitando e tendo seu texto lido por ele. Portanto, ao invés de falar todos os
estudantes deveriam utilizar apenas o aplicativo e não poderiam se comunicar
por gestos nem pela fala oral, mas apenas pela digitação no aplicativo Ivona.Os
alunos, estando limitados à digitação, viram que não se pode falar tão
rapidamente, que é preciso digitar com antecedência. Desse modo os estudantes
puderam perceber como sua colega se comunica, bem como compreender como funciona
o aplicativo de conversão de texto para fala.
Por: Maria Eduarda Bandeira Cardoso dos Santos, RU:
1816873.
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