quinta-feira, 31 de agosto de 2017

LIVOX A MELHOR TECNOLOGIA INCLUSIVA

A realidade observada nas escolas a respeito das pessoas com deficiência demonstra que estes espaços não estão preparados para oferecer os serviços necessários para a educação de alunos com necessidade especiais. Percebe se que faltam ações efetivas nas instituições de ensino capazes de reproduzirem a inclusão na prática e possibilitem a acessibilidade dentro do contexto escolar.
Pensando nisso a Professora “Rosa Amelia”  ao observar historicamente a trajetória das pessoas com deficiência, e percebendo que a época atual se configura como um momento ímpar, uma vez que as pessoas com deficiência passam a ser consideradas de maneira igualitária aos demais cidadãos,resolveu a partir dessa conjuntura utilizar uma ferramenta que auxilia na leitura e escrita de seus alunos, buscando dessa forma eliminar as barreiras que impedem no processo de ensino aprendizagem.  Além disso, é conhecida a importância dos processos educacionais para este público, uma vez que vários trabalhos ressaltam que as conseqüências cognitivas do letramento dependem do envolvimento deste aluno em uma cultura letrada, e não diretamente das habilidades de leitura e escrita, ficando clara a importância da inclusão no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência .



A ferramenta utilizada pela professora “Rosa Amélia” é conhecida como Livox um aplicativo que pode ser adaptado para qualquer tipo de deficiência, utilizado em um tablet facilita a comunicação dos alunos principalmente na alfabetização, segundo descreve a professora Rosa tem ajudado seus alunos a expressarem também seus sentimentos e desejos, bem como a interação entre os outros colegas da turma. O Livox foi um dos primeiro programa de comunicação alternativa para tablets em português do mundo, acontece a partir de toques em imagens apresentadas na tela do tablet. O app foi desenvolvido por Carlos após ele perceber o quão trabalhoso era para a filha dele, que nasceu com paralisia cerebral, se expressar a através de um fichário cheio de imagens. Era preciso passar página por página e mostrar várias fotos ou desenhos para que Clara, hoje com 5 anos, conseguisse dizer o que queria. “A experiência com a tecnologia inclusiva começou com um celular, onde ela respondia as perguntas na tela com simples 'sim' ou 'não'”.

Assim, ao abrir o Livox, a tela apresenta quadrinhos com informações sobre necessidades, emoções, o que comer, brincar ou até mesmo iniciar a exibição de vídeos ou filmes. É só clicar nos desenhos ou nas fotos que o app “fala” pelo usuário. “O Livox já vem com 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens”.

Além disso, o aplicativo é intuitivo e pode ser alterado para suprir melhor as necessidades de quem usa. “É possível determinar a quantidade de quadrinhos apresentados na tela”. O app também leva em consideração as possibilidades de toque dos usuários. O clique na tela do tablet pode ser com os dedos, com uma mão fechada ou através de um dispositivo chamado de acionador. Vai depender das possibilidades do usuário.

O Livox é indicado para pessoas com paralisia cerebral, autismo, esclerose, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo. O app também pode ser usado por pessoas temporariamente impossibilitadas de falar, como quem foi submetido a uma traqueostomia, em que a respiração é feita a parti de um orifício feito na traqueia. Assim, o software não fica restrito a escola, podendo ser usado também na casa dos usuários e hospitais.

Contudo a professora Rosa Amélia destaca que depois que começou a utilização do APP  livox sua comunicação e metodologia de ensino se transformou em algo imprescindível para seu trabalho na educação principalmente na alfabetização de seus alunos , tantos os que possuem deficiências e os que não a possuem, transformando assim em uma imensa satisfação pessoal e profissional,tendo em vista a necessidade de se adequar aos alunos com necessidades especiais e por compreender a trajetória desses alunos quanto ao seu direito de pertencer e  conviver no espaço escolar,  uma vez que as pessoas com deficiência passam a ser consideradas de maneira igualitária aos demais cidadãos, é a partir dessa conjuntura  que buscou se utilizar uma ferramenta que eliminassem as barreiras educacionais e assim  auxiliar na leitura e escrita desses alunos, especialmente o “Antony”,( nome fictício),aluno com paralisia cerebral,a proposta no entanto busca verdadeiramente melhorar a sua autonomia, buscando dessa forma eliminar as barreiras que o impediam nesse processo de ensino aprendizagem, no sentido de oferecer uma ferramenta na qual seus conhecimentos sejam construídos. Além disso, é conhecida a importância dos processos educacionais para este público, uma vez que vários trabalhos ressaltam  o principal no processo de aprender é conectar-se ao prazer, a experiência, a alegria e a satisfação de ser autor de sua própria historia deixando claro a importância da inclusão no processo de ensino e aprendizagem.



Por: MAÍRA ALVES BEZERRA - RU: 1775265

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