A
realidade observada nas escolas a respeito das pessoas com deficiência
demonstra que estes espaços não estão preparados para oferecer os serviços
necessários para a educação de alunos com necessidade especiais. Percebe se que
faltam ações efetivas nas instituições de ensino capazes de reproduzirem a
inclusão na prática e possibilitem a acessibilidade dentro do contexto escolar.
Pensando
nisso a Professora “Rosa Amelia” ao
observar historicamente a trajetória das pessoas com deficiência, e percebendo
que a época atual se configura como um momento ímpar, uma vez que as pessoas
com deficiência passam a ser consideradas de maneira igualitária aos demais
cidadãos,resolveu a partir dessa conjuntura utilizar uma ferramenta que auxilia
na leitura e escrita de seus alunos, buscando dessa forma eliminar as barreiras
que impedem no processo de ensino aprendizagem. Além disso, é conhecida a importância dos
processos educacionais para este público, uma vez que vários trabalhos
ressaltam que as conseqüências cognitivas do letramento dependem do
envolvimento deste aluno em uma cultura letrada, e não diretamente das
habilidades de
leitura e escrita, ficando clara a importância da inclusão no processo de desenvolvimento
das pessoas com deficiência .
A
ferramenta utilizada pela professora “Rosa Amélia” é conhecida como Livox um
aplicativo que pode ser adaptado para qualquer tipo de deficiência, utilizado
em um tablet facilita a comunicação dos alunos principalmente na alfabetização,
segundo descreve a professora Rosa tem ajudado seus alunos
a expressarem também seus sentimentos e desejos, bem como a interação entre os
outros colegas da turma. O Livox foi um dos primeiro programa de comunicação
alternativa para tablets em português do mundo, acontece a partir de toques em
imagens apresentadas na tela do tablet. O app foi desenvolvido por Carlos após
ele perceber o quão trabalhoso era para a filha dele, que nasceu com paralisia
cerebral, se expressar a através de um fichário cheio de imagens. Era preciso
passar página por página e mostrar várias fotos ou desenhos para que Clara,
hoje com 5 anos, conseguisse dizer o que queria. “A experiência com a
tecnologia inclusiva começou com um celular, onde ela respondia as perguntas na
tela com simples 'sim' ou 'não'”.
Assim,
ao abrir o Livox, a tela apresenta quadrinhos com informações sobre
necessidades, emoções, o que comer, brincar ou até mesmo iniciar a exibição de
vídeos ou filmes. É só clicar nos desenhos ou nas fotos que o app “fala” pelo
usuário. “O Livox já vem com 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais.
Isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer
outros itens”.
Além
disso, o aplicativo é intuitivo e pode ser alterado para suprir melhor as
necessidades de quem usa. “É possível determinar a quantidade de quadrinhos
apresentados na tela”. O app também leva em consideração as possibilidades de
toque dos usuários. O clique na tela do tablet pode ser com os dedos, com uma
mão fechada ou através de um dispositivo chamado de acionador. Vai depender das
possibilidades do usuário.
Contudo a professora Rosa Amélia destaca que
depois que começou a utilização do APP
livox sua comunicação e metodologia de ensino se transformou em algo
imprescindível para seu trabalho na educação principalmente na alfabetização de
seus alunos , tantos os que possuem deficiências e os que não a possuem,
transformando assim em uma imensa satisfação pessoal e profissional,tendo em
vista a necessidade de se adequar aos alunos com necessidades especiais e por
compreender a trajetória desses alunos quanto ao seu direito de pertencer
e conviver no espaço escolar, uma vez que as pessoas com deficiência passam
a ser consideradas de maneira igualitária aos demais cidadãos, é a partir dessa
conjuntura que buscou se utilizar uma
ferramenta que eliminassem as barreiras educacionais e assim auxiliar na leitura e escrita desses alunos,
especialmente o “Antony”,( nome fictício),aluno com paralisia cerebral,a
proposta no entanto busca verdadeiramente melhorar a sua autonomia, buscando
dessa forma eliminar as barreiras que o impediam nesse processo de ensino
aprendizagem, no sentido de oferecer uma ferramenta na qual seus conhecimentos
sejam construídos. Além disso, é conhecida a importância dos processos educacionais para este público, uma vez que
vários trabalhos ressaltam o principal
no processo de aprender é conectar-se ao prazer, a experiência, a alegria e a
satisfação de ser autor de sua própria historia deixando claro a importância da
inclusão no processo de ensino e aprendizagem.
Por: MAÍRA ALVES BEZERRA - RU: 1775265
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