O município de Senador
Canedo recebeu de inicio salas de recursos multifuncionais constituídos de
mobiliarias nessa ocasião materiais didáticos, recursos pedagógicos,
tecnológicos, equipamentos específicos e de informáticas foram distribuídos para
atendimento integral de estudantes com deficiência. Com isso varias mudanças que
ocorreram nas escolas do município de Senador Canedo para atender as
necessidades desses estudantes com deficiências.
O computador foi utilizado como
ferramenta estratégica por ser um instrumento capaz conquistar envolver e
promover aprendizagem dos estudantes com deficiência sendo o encantamento desses
estudantes, o ponto de partida para o desenvolvimento foi priorizar o processo
de alfabetização, por meio de softwares, que oferecem recursos audiovisuais
coloridos e atrativos, para iniciar o processo de intensificação de situações
relacionadas à leitura, escrita e raciocínio lógico na disciplina de língua
portuguesa.
As escolas da rede municipal
de ensino Senador Canedo atende praticamente todas as deficiências intelectual,
física, auditiva, visual, múltiplos, autismo, síndrome de aspergir, transtornos
desentegrativos da infância, altas habilidade/ superdotado. Podemos
dizer então que as pessoas com deficiência ganharam espaço na sociedade
quebrando paradigmas conceituais que por ventura os impediam de ter acesso ao
âmbito escolar, participando ativamente da sociedade cumprindo com seu dever
como cidadão ativo e participativo dentro da sociedade.
Uma das experiências do
autismo com uma menina de três anos que durante meses apresentava dificuldades
de relacionamento e intenção a com os demais coleguinhas, pata trabalhar a
superação do isolamento que a criança apresentava foi utilizado o computador
como uma ferramenta de aproximação dessa criança com seu novo contexto a
estratégia foi à utilização de figuras variadas, onde as crianças brincavam e
participavam de atividades escolares.
Partindo desse pressuposto foi
construído um álbum virtual e diariamente a profissional de apoio oferecia o
vídeo aulas aos alunos, dessa forma foi repetindo se diversas vezes ate que a
criança familiarizasse com o notebook e passarem a observar outras crianças a
brincar despertando na mesma o desejo de envolver se em atividades como pula-
pula e ao poucos aproximando a brincar com as outras crianças.
Um dos objetivos atingido
com a utilização do computador como ferramenta pedagógica é o despertar do
interesse desses estudantes para o novo, reconhecendo sua importância e com
isso superar as barreiras impostas pelas limitações. O computador contribui positivamente
para o ensino e aprendizagem acelerando o desenvolvimento cognitivo e
intelectual e também ao que se diz respeito ao raciocínio lógico e formal. A proposta da educação inclusiva é acolher e dar
condições para a pessoa com deficiência exercer seus direitos no que tange ao
cumprimento da inclusão escolar, isso se refere também a todos os indivíduos,
sem distinção de cor, raça, etnia ou religião.
É importante destacar que
enquanto o uso da tecnologia na educação inclusiva é obrigatório já que muitos
estudantes precisam desse meio para aprender, interagir e principalmente praticar
atividades sociais. A tecnologia além de possibilitar a aprendizagem estabelece
e aproxima a relação professor e estudante transformando a condição de um
sujeito passivo para um sujeito ativo e participativo, auxilia o professor na
busca de métodos estratégias, conteúdo atualizado tornando as aulas atrativas e
eficazes.
Ressaltando que a interação
dos estudantes não é muito fácil, pois a família passava um bom tempo
angustiado e inseguro com essa nova realidade vivenciada pelo seu filho. Alguns
estudantes apresentam vários desafios como agressividades e choros constantes,
agitações, descontrolados, isolamento e dificuldades de concentração, atenção e
interesse pelas atividades propostas.
Por: Vanessa Viana da Silva RU
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Leila Rocha Coelho Silva RU
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Fernanda da Conceição
Plácido RU 1513868
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