O Sistema de Frequência
Modulada é um dispositivo eletrônico de tecnologia assistiva, um recurso de
fundamental importância para a melhoria do aprendizado e da comunicação em sala
de aula. Ele constitui-se em um transmissor que é utilizado pelo professor e um
pequeno dispositivo instalado junto a prótese auditiva, chamado de receptor. Esse
equipamento diminui o ruído de fundo e permite que o aluno escute a voz do
professor sem interferências o Sistema
FM é usado em conjunto com os aparelhos auditivos e implantes cocleares.
“O professor fica com o transmissor e com o microfone,
que capta a sua voz. Esse sinal é encaminhado por rádio frequência para o
receptor, que é uma peça acoplada no aparelho auditivo do aluno”, explicou a pesquisadora
da USP, Regina Tangerino.
A sala de aula é um
ambiente bem complicado para as pessoas com problemas auditivos, desde aqueles
com perda leve até os de perda severa da audição. O uso do aparelho auditivo
acaba muitas das vezes sendo um problema na sala de aula, pois o barulho dos
coleguinhas atrapalha a voz da professora e assim o aluno com o aparelho acaba
não entendo nada e se perde totalmente nos conteúdos.
Sabemos que a audição é
um dos sentidos mais importantes da vida, ela é uma forma de perceber o mundo e
a falta dela traz grandes consequências e impactos, tanto a nível social
linguístico quanto emocional. Isso é
constantemente percebido em salas de aulas com alunos com essa deficiência, Por
isso o uso de tecnologias para melhorar a vida e o aprendizado desses alunos é
tão importante.
O sistema FM é considerado
uma tecnologia de suma importância no desenvolvimento das crianças com perda de
audição. Ele aprimora a compreensão da fala em ambientes com acústica. Isso acontece por que o transmissor
capta o sinal próximo da fonte sonora e o codifica em frequência modulada para
que o sinal seja encaminhado sem fio ao receptor.
“Com o uso deste dispositivo a criança passa a ouvir
melhor em sala de aula. Não que ela deixe de escutar o ruído ambiente, mas a
voz do professor se sobressai em relação ao ruído de fundo, eliminando os
efeitos negativos da distância e do ruído”, explica a fonoaudióloga Ana Valéria
Vaucher.
É notável que alunos com deficiência auditiva acabam se
sentindo excluídos na sala de aula, não acompanhar o assunto, ficar sem
entender o conteúdo, e até não se socializar com os coleguinhas são alguns dos
problemas enfrentados por esses alunos. Isso tudo atrapalha muito no desempenho
escolar dessas crianças.
A portaria Nº1.274, de 25 de junho de 2013, determina que
o Sistema Único de Saúde (SUS), oferte o sistema de frequência modulada aos
alunos deficientes auditivos seguindo os critérios determinados no referido
documento. De acordo com esse documento todo estudante de nível fundamental ou
médio com deficiência auditiva, usuário de AASI e/ou IC bilateral, pode ser
adaptado com o Sistema de FM bilateral.
Essa tecnologia traz vários benefícios para os
deficientes auditivos, a melhora do sinal, faz com que a fala do professor
alcance a orelha com uma intensidade maior e mais fácil de ser compreendida, e
não se limita apenas a sala de aula. Pode ser usado conectando o transmissor em
equipamentos eletrônicos conectando-o na saída de áudio através de cabo ou
bluethooth.
São necessários alguns cuidados com os equipamentos,o
transmissor e o receptor devem funcionar no mesmo canal, a sincronização entre
ambos é essencial. O microfone deve está sempre próximo da boca para que não
ocorra interferência no sinal, ele deve ser guardado com cuidado dentro do
estojo do FM para não sofrer danos que possam impedir a condução do som.
O transmissor deve está ligado e sincronizado com o
receptor e não pode ser molhado ou sofrer quedas. O receptor deve ser conectado
como aparelho auditivo ou implante coclear e é importante cuidar muito bem
dele.
Por: Adriely Keila Lima Silva - RU 1816952


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