quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O USO DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA MODULADA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.



O Sistema de Frequência Modulada é um dispositivo eletrônico de tecnologia assistiva, um recurso de fundamental importância para a melhoria do aprendizado e da comunicação em sala de aula. Ele constitui-se em um transmissor que é utilizado pelo professor e um pequeno dispositivo instalado junto a prótese auditiva, chamado de receptor. Esse equipamento diminui o ruído de fundo e permite que o aluno escute a voz do professor sem interferências o Sistema FM é usado em conjunto com os aparelhos auditivos e implantes cocleares.
 
      “O professor fica com o transmissor e com o microfone, que capta a sua voz. Esse sinal é encaminhado por rádio frequência para o receptor, que é uma peça acoplada no aparelho auditivo do aluno”, explicou a pesquisadora da USP, Regina Tangerino.

A sala de aula é um ambiente bem complicado para as pessoas com problemas auditivos, desde aqueles com perda leve até os de perda severa da audição. O uso do aparelho auditivo acaba muitas das vezes sendo um problema na sala de aula, pois o barulho dos coleguinhas atrapalha a voz da professora e assim o aluno com o aparelho acaba não entendo nada e se perde totalmente nos conteúdos.

Sabemos que a audição é um dos sentidos mais importantes da vida, ela é uma forma de perceber o mundo e a falta dela traz grandes consequências e impactos, tanto a nível social linguístico quanto emocional.  Isso é constantemente percebido em salas de aulas com alunos com essa deficiência, Por isso o uso de tecnologias para melhorar a vida e o aprendizado desses alunos é tão importante.


O sistema FM é considerado uma tecnologia de suma importância no desenvolvimento das crianças com perda de audição. Ele aprimora a compreensão da fala em ambientes com acústica. Isso acontece por que o transmissor capta o sinal próximo da fonte sonora e o codifica em frequência modulada para que o sinal seja encaminhado sem fio ao receptor.
“Com o uso deste dispositivo a criança passa a ouvir melhor em sala de aula. Não que ela deixe de escutar o ruído ambiente, mas a voz do professor se sobressai em relação ao ruído de fundo, eliminando os efeitos negativos da distância e do ruído”, explica a fonoaudióloga Ana Valéria Vaucher.

É notável que alunos com deficiência auditiva acabam se sentindo excluídos na sala de aula, não acompanhar o assunto, ficar sem entender o conteúdo, e até não se socializar com os coleguinhas são alguns dos problemas enfrentados por esses alunos. Isso tudo atrapalha muito no desempenho escolar dessas crianças.

A portaria Nº1.274, de 25 de junho de 2013, determina que o Sistema Único de Saúde (SUS), oferte o sistema de frequência modulada aos alunos deficientes auditivos seguindo os critérios determinados no referido documento. De acordo com esse documento todo estudante de nível fundamental ou médio com deficiência auditiva, usuário de AASI e/ou IC bilateral, pode ser adaptado com o Sistema de FM bilateral.

Essa tecnologia traz vários benefícios para os deficientes auditivos, a melhora do sinal, faz com que a fala do professor alcance a orelha com uma intensidade maior e mais fácil de ser compreendida, e não se limita apenas a sala de aula. Pode ser usado conectando o transmissor em equipamentos eletrônicos conectando-o na saída de áudio através de cabo ou bluethooth.

São necessários alguns cuidados com os equipamentos,o transmissor e o receptor devem funcionar no mesmo canal, a sincronização entre ambos é essencial. O microfone deve está sempre próximo da boca para que não ocorra interferência no sinal, ele deve ser guardado com cuidado dentro do estojo do FM para não sofrer danos que possam impedir a condução do som.

O transmissor deve está ligado e sincronizado com o receptor e não pode ser molhado ou sofrer quedas. O receptor deve ser conectado como aparelho auditivo ou implante coclear e é importante cuidar muito bem dele.

Usando esse sistema o desenvolvimento do aprendizado dessas crianças com certeza será muito maior, e esses alunos terão o seu lugar na sociedade um lugar que por direito lhes pertencem, a inclusão possibilita isso, dividir as experiências e conviver com pessoas sem exceção. "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro". 

Por: Adriely Keila Lima Silva - RU 1816952

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